INTRODUÇÃO

On  Guild of One-Name Studies site you will find the research done on the "Charters name". This site present the work developed on this name at Portugal where William Charters a British military from Berwick-upon Tweed, have come to battle Napoleon on 1809. He married with a Portuguese lady and a big family have been developed at Leiria. The relationship and interactions between this Charters branch and families in Leiria are presented on this site.

 

Este site pretende dar apoio aos investigadores que se debruçam sobre a genealogia e o património do distrito de Leiria. A sua origem advêm do estudo sobre a famí­lia Charters d'Azevedo e as suas relações familiares em Leiria, que deu origem à  publicação  "Villa Portela - Os Charters d'Azevedo em Leiria e as suas ligações familiares (Séc. XIX)" da autoria de Ana Margarida Portela, Francisco Queiroz e Ricardo Charters d'Azevedo, publicado em 2007. Com a investigação entretanto desenvolvida, ao núcleo central de 1800 indiví­duos registados foram-se agregando mais famí­lias, contando a base de dados que aqui disponibilizamos quase 12.000 indiví­duos. Assim começamos a ficar com uma ideia de como seria a região de Leiria (e o seus concelhos) dos nossos antepassados. Tal permitiu a elaboração de algumas monografias, como aquelas que mais abaixo se indicam, bem como a apresentação de quase uma vintena de comunicaçõess em Seminários e em Colóquios. Em finais de 2013 foi publicado um livro em formato A4, a cores, com 512 páginas (pesando 1,850 kg) e encadernado, "William Charters um oficial inglês em LEIRIA NO SÉCULO XIX", onde se apresenta, se bem que resumidamente, a Leiria do século XIX e como aí­ se vivia.

Estes trabalhos estão disponiveis em Academia.edu

A base de dados, que é consultável em www.familiasdeleiria.com, permitiu, conhecer melhor os Azevedos de Leiria, além de, naturalmente, os Charters que com eles se cruzam. Igualmente famí­lias como os Niemeyer, ou os Giffenig, ou ainda os Taibner, os Zúquetes, os Monteiros, os Oliveira Simões, os Costa Guerra, os Lopes Vieira, os Korrodi, os Oriol Pena, etc., ou ainda famí­lias muito antigas em Leiria como os Barba Alardo, ou os Castelo-Branco, ou os Mouzinho de Albuquerque, ou ainda os Silva-Athaydes, entre muitas que constam desta base de dados. Julgo que se trata de uma preciosidade para quem "estuda" Leiria.

 

Este site está em linha com que o seu responsável tem procurado fazer, i. e. apoiar, e na medida do possí­vel estimular, o aparecimento de novos autores de estudos sobre a História e o Património da região de Leiria e do concelho de Ourém, e articula-se com actividade decorrente do "Premio Villa Portela", da Câmara Municipal de Leiria organizado pelo CEPAE - Centro do Patrimonio da Estremadura.

LIVROS

Os livros sobre história, património e genealogia, da autoria, ou co-autoria, de Ricardo Charters d'Azevedo responsável desta página, começaram a ser publicados a partir de Dezembro de 2007. Tratam-se de publicações (indicadas abaixo) que desenvolvem aspetos e apresentam indivíduos que são referidos neste "sítio":

 

villa portelaWilliamestradapatricio

 

O baraoinvasoessoares barbosacouseiro

 

LIVROS APOIADOS:

O autor deste site resolveu igualmente apoiar a reedição de alguns importantes livros sobre a regiãoo de Leiria, que há muito se encontravam esgotados, como:

 

O CouseiroCaldasZagalo

 

 

COMO ADQUIRIR ESTES LIVROS?

Todos estes livros que são sobre personalidades, atividades, ou factos, ligados a Leiria e à  sua Região (e à  famí­lia Charters d'Azevedo) podem ser encomendados nas livrarias em Leiria (nas livrarias em Leiria como a Americana, Arquivo, Boa Leitura, Gráfica, Letras & Livros, ou na Bertrand e na FNAC no Shoping de Leiria), ou adquiridos na livraria Ferin em Lisboa, na livraria Esquina no Porto, ou ainda diretamente a cada uma das editoras.

_--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PRÉMIO VILLA PORTELA

Este prémio, hoje da Câmara Municipal de Leiria, é organizado pelo CEPAE Centro do Patrimonio da Estremadura, é concedido de dois em dois anos.

O Regulamento da sua 4ª edição pode ser encontrado no site do CEPAE ou mesmo no da Câmara Municipal de Leiria, tendo sido publicado por esta no Diário da República.

Na 1ª edição, o juri, constituído por representantes de cada instituição, declarou por unanimidade que: ...se congratula com a qualidade acima da mediania de todos os trabalhos apresentados, o que se tornou num estimulante desafio face á  exigência necessária para a atribuição do 1º prémio. Contudo, o trabalho "Leiria: a evolução do espaço urbano da cidade moderna (1926-1974)"  destacou-se...e foi a obra premiada. Incidindo sobre a história urbana e arquitectónica de Leiria ao longo do século XX...revela uma abordagem muito sólida...e reveste um evidente caracter inovador...." Assim, o seu autor, Arq. Joel da Costa Correia foi o vencedor.

A obra foi publicada pela Gradiva em finais de 2013.

1 premio

O 2º Premio Villa Portela foi concedido a Luí­s Miguel Ferraz pelo trabalho "Leitura histórica-teológica do impacto local das aparições de Fátima a partir do semanário O Mensageiro, de Leiria - estudo sobre os anos 1917 - 1927". Este estudo apresenta uma percepção bastante detalhada dos impactos que os acontecimentos registados em Fátima em 1917 tiveram nos vários âmbitos da sua realidade local à social, polí­tica, cultural, religiosa e, até económica e da sua súbita expansão para um palco de ní­vel nacional e, posteriormente, internacional. A Gradiva irá publicar o referido documento.

O 3º Premio Villa Portela foi concedido a Ana Filipa Pinto Pinhal com o trabalho "Território da urbanização extensiva - processos, lógicas e formas de transformação urbana em Leiria". Este estudo desenvolve o tema da ocupação urbana do território e faz a abordagem histórica aos instrumentos de gestão do território, contemplando a componente paisagismo, os conjuntos patrimoniais e até os patrimónuios do futuro.  

__________________________________________________________________________________

 

ÁRVORES GENEALÓGICAS

Encontram-se, neste site, algumas árvores genealógicas de descendentes de alguns varões mais insignes das famí­lias de Leiria. Bastará clicar no botão acima à  direita, com o nome "Árvores genealógicas" para as encontrar e as imprimir (caso haja dificuldade deverá ser enviada uma mensagem  para o responsável deste site que figura no pé desta página solicitando-lhe um exemplar). Cada indivíduo, constante nesta base de dados, tem, em azul, a indicaçãoo das árvores onde está incluído. Também para cada indivíduo é possí­vel ver facilmente quem são os seus pais e avós, clicando num boão "clicar para ver ascendência", podendo ainda ao clicar nestes nomes assim obtidos "navegar" na sua ascendência.

 

AS CONVENÇÕES:

Neste site optou-se por somente registar os nomes de batismo dos diversos indiví­duos (algumas vezes indicam-se as variações que adotaram durante a vida), não considerando os nomes adotados quando do casamento. Claro que o poderi­amos ter feito, mas tal levaria a que houvessem diversas variações de nomes para um mesmo indiví­duo : antes de casar, depois de casar e outras como como era conhecido.

Igualmente foram adotados os títulos pelo que os diversos indiví­duos eram conhecidos na época em que viveram, ou vivem como Conselheiro, Visconde, Barão, General, Cor., Major, Dr., Eng. etc.). No entanto, verifica-se que a sociedade chama a um indivíduo com o diploma de Bacharel, ou de Licenciado, de Dr., pelo que se adotou essa sigla nesta base de dados. Os padres são identificados pela sigla Pe. e a indicação "c.g." significa que há descendência.

 

PODERÃO SER ENVIADAS (por correio ou  por e-mail) ÁRVORES DE DESCENDENTES, OU DE ASCENDENTES, DOS INDIVÍDUOS QUE AQUI FIGURAM. PARA TAL BASTARÁ? SOLICITA-LO, POR E-MAIL (basta clicar no nome para obter o e mail) AO RESPONSÃ?VEL DESTE SITE. 

 

A nova lei de Proteção de Dados que entrou em vigor em toda a União Europeia a 25 de maio de 2018,
impõe que na "homme page" deste site demos destaque à possibilidade de serem transmitidas, ao
gestor deste site, sugestões de correções, atualizações ou pedidos de eliminação dos dados relativos
a pessoas vivas que neste site constem: assim se faz