Amor, Amor, Leiria
Enquadramento Geográfico
A freguesia de Amor ocupa uma área de cerca de 23 Km2 a Oeste do Concelho de Leiria confrontando a Norte com a Freguesia de Monte Real, a Leste com as Freguesias de Ortigosa, Regueira de Pontes e Marrazes, a Sul com a Freguesia de Barosa e a Oeste com a Freguesia da Marinha Grande, esta pertencente já ao Concelho de Marinha Grande. Fica enquadrada de forma aproximada pelos paralelos 39º45’ e 39º48’ Norte e pelos meridianos 8º49’ e 8º53’ Oeste.
Enquadramento Histórico
No ano de 1630 foi desanexada da Freguesia de S. Tiago do Arrabalde, abrangendo uma área que incluía a população que no Inverno, por causa das cheias não podiam vir à Freguesia de S. Tiago. Cada Freguês ficou de pagar, um alqueire de trigo e um quartão de vinho ao cura. As viúvas e solteiros que tinham a administração da sua fazenda, ficaram com o encargo de meio alqueire de trigo cada1.
Património Histórico e Cultural
Igreja Matriz com a imagem quatrocentista de S. Paulo; Capelas de S. Jorge e de Nossa Senhora de Fátima.
Habitat Paleolítico e Pré-história nas margens da Ribeira do Fagundo no Casalito.
Eventos Culturais (Festas populares e religiosas):
S. Pedro e S. Paulo (Junho)
Senhora e Sagrado Coração de Jesus (Agosto)
Imaculada Conceição (Outubro)
S. Jorge (Abril)
Evolução Populacional
Registos paroquiais indicam que antes das invasões francesas, em Outubro de 1.810, a população desta freguesia era de 928 , sendo 443 depois da retirada das tropas francesas, em Junho de 1811. Em 1732 a Freguesia de Amor tinha 732 habitantes, tendo vindo sempre a aumentar, sendo cerca de 4.000 em 1981 e em 2001 contaram-se 4.738 habitantes